terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ótimos links sobre redação e literatura

Há diversos objetivos que envolvem a escrita. Seja para comunicar algo a alguém através de um e-mail, seja para apresentar seus serviços em redes sociais, ou mesmo para contar sobre sua vida em um blog: em certos momentos, o ato da escrita é inevitável. Por essa razão, deveríamos pensar que, ainda que ocasionalmente, todos nós somos escritores - isso pode ser até uma forma de a redação ser mais valorizada durante os anos escolares, bem como aulas de literatura e língua.

Volto a afirmar que não existem técnicas infalíveis para que a pessoa se torne uma boa escritora, mas há, sim, dicas bastante eficientes. Algumas podem até parecer óbvias, mas não adianta nada achar isso e não seguir! (Afinal, se é óbvio, por que você ainda não está fazendo?!)

Outra questão que pode ser levantada a partir dessa história de "dicas" ou "regras" ou "técnicas" é a de que atualmente a procura maior é por indivíduos inovadores, que sabem "pensar fora da caixa". Mas para "sair da caixa" é preciso que você conheça o que há dentro dela; para quebrar uma regra, é preciso, antes, conhecê-la bem; para se inovar ou desenvolver uma nova técnica, é necessário saber quais foram as técnicas aplicadas anteriormente. Resumindo com um clichêzinho: não vá mergulhar em alto-mar se você não consegue nadar em uma piscina!

E para se escrever bem, tenha um caderno para fazer anotações e praticar... Comece tomando nota por estes textos: (observem que gêneros diferentes comportam técnicas diferentes, por exemplo, um artigo de blog ou de jornal pode começar com uma pergunta como estratégia para chamar a atenção do leitor, mas se trata de uma péssima ideia em artigos acadêmicos ou dissertações mais formais)
  1. InfoEscola: 10 dicas para escrever melhor
  2. Guia do Estudante: Trinta dicas "infalíveis" para escrever bem (o que eu mais gosto nesse texto é que ele exemplifica as falhas a partir das próprias dicas)
  3. Viver de blog: Como escrever bem
  4. InfoEscola: Dicas para redação no Vestibular e Enem (que servem para todas as ocasiões, na verdade)
  5. BestReader: Como escrever melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário